Com a aprovação ao seu governo em recuperação nas últimas semanas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também melhorou as suas condições na disputa pela Presidência da República em 2026 em todos os cenários em que foi testado contra uma candidatura bolsonarista, segundo levantamento feito entre os dias 21 e 24 de outubro pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta segunda-feira, 27.
De acordo com o instituto, quando o adversário em um eventual segundo turno é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o presidente tem 44,9% das intenções de voto contra 40,9% do concorrente, o que configura um empate técnico quase no limite da margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Já quando a disputa for contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Lula tem 44,7% das intenções de voto contra 41,6% da adversária. O Paraná Pesquisas também testou um cenário em que o adversário de Lula seria o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível e preso, além de ter sido condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de estado. Na simulação, Lula tem 44,9% das intenções de voto contra 41,6% de Bolsonaro.

