No mesmo dia em que o rapper Oruam voltou a ser alvo de uma ordem de prisão, o PSDB decidiu afastar Cristiano Santos Hermógenes da presidência do diretório municipal do partido em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Ex-vereador e empresário, Cristiano é tio do artista e irmão do traficante Márcio dos Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP.
Cristiano estava à frente do diretório local desde 26 de janeiro e tinha mandato previsto até dezembro deste ano. Ele assumiu o cargo após indicação de um integrante da legenda no município. Em nota enviada à imprensa, o deputado federal Luciano Vieira (PSDB), presidente estadual do partido, informou que determinou a suspensão da participação de Cristiano e também do filiado responsável por sua indicação em todas as atividades partidárias em Belford Roxo.
Trajetória política em Belford Roxo
Apesar do afastamento, Cristiano já atua há anos no cenário político local. Ao longo da carreira, participou de cinco disputas eleitorais. Em 2016, foi eleito vereador de Belford Roxo pelo então PTB. Posteriormente, mudou de partido e se filiou ao PL, pelo qual tentou concorrer à Prefeitura do município nas eleições seguintes.
Na disputa, obteve cerca de 12% dos votos, mas foi derrotado por Waguinho (MDB). Além da derrota nas urnas, sua candidatura chegou a ser questionada pela Justiça Eleitoral. Em 2022, Cristiano voltou a disputar um cargo eletivo, concorrendo a deputado estadual pelo PL, mas não conseguiu se eleger.
No início dos anos 2000, o empresário chegou a ser preso sob acusações de envolvimento com o tráfico de drogas no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
*Com informações do Metrópoles

