A seleção brasileira garantiu sua classificação antecipada para a Copa do Mundo de 2026 ao vencer o Paraguai por 1 a 0 na Neo Química Arena, em São Paulo na noite de terça-feira (10). O único gol da partida foi marcado por Vini Jr., assegurando a primeira vitória de Carlo Ancelotti à frente do time.
O primeiro diagnóstico de Ancelotti foi melhorar o sistema defensivo. O Brasil havia acabado de levar quatro gols da Argentina. As alterações deram certo, e a seleção não levou um gol sequer de Equador e Paraguai. Missão cumprida.
Contra o Equador, a ideia foi mais conservadora. Menos pressão, mais controle. O 0 a 0 foi o resultado. Diante do Paraguai, a intenção foi outra. Quatro atacantes, um time mais ofensivo. E a vitória por 1 a 0 saiu. O Brasil não encantou, porém, fez o que se propôs, mesmo em sistemas diferentes. Com menos ou mais atacantes a defesa sempre esteve protegida.
Com a vitória, o Brasil conquistou a vaga com duas rodadas de antecedência nas eliminatórias. O próximo compromisso da seleção será em setembro, quando enfrentará as equipes do Chile e da Bolívia.