A partir desta terça-feira (27), será possível habilitar a solicitação automática de resgate de valores esquecidos nos bancos e consórcios, no chamado Sistema Valores a Receber (SVR). O anúncio foi feito pelo Banco Central nesta segunda-feira (26). Antes, era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido de resgaste.
No início do mês, o Banco Central informou que ainda haviam R$ 9,13 bilhões de recursos esquecidos pelos clientes nos bancos.
Segundo o BC, a automatização das solicitações é facultativa. As outras funcionalidades do sistema continuam como antes. A ideia, de acordo com a instituição, “é facilitar ainda mais a vida do cidadão, que não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome”, conforme nota.
O novo serviço é exclusivo para pessoas físicas e está disponível para quem possui chave PIX do tipo CPF. Para habilitá-lo, o cidadão precisa acessar o SVR com uma conta gov.br de nível prata ou ouro e verificação em duas etapas.
Quando algum valor for devolvido, ele será creditado diretamente na conta do cidadão pela instituição financeira, sem aviso do BC. As instituições financeiras que não aderirem ao termo de devolução via PIX continuarão exigindo solicitação manual.