O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (30), que irá reduzir as tarifas contra a China após uma reunião com o presidente Xi Jinping, em Busan, na Coreia do Sul. Segundo Trump, a taxa imposta sobre produtos relacionados ao tráfico de fentanil será reduzida de 20% para 10%, como parte do compromisso chinês de aumentar o controle sobre os precursores químicos usados na produção do opioide sintético. Com isso, a tarifa total aplicada sobre produtos chineses recuará de 57% para 47%.
O acordo marca a primeira reaproximação entre os países desde 2019. Além de aliviar tensões, a China suspendeu restrições à exportação de terras raras, vitais para indústrias de alta tecnologia, e retomará compras de soja americana.
A partir de agora, algumas ações pontuais devem acontecer: Terras raras voltam a ser exportadas sem restrições por um ano; China promete mais controle sobre os precursores do fentanil; Trump prevê nova reunião com Xi em abril de 2026; Taiwan e Nvidia ficaram fora da pauta; EUA retomam testes nucleares após 33 anos.

