A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) avançou nesta semana na realização de seu novo concurso público. Em uma edição extra do Diário Oficial publicada na última sexta-feira (08), a Mesa Diretora autorizou oficialmente o certame, incluindo o processo de escolha da banca organizadora .
O concurso será o primeiro da Alerj em quase uma década – o último ocorreu em 2016, quando a Fundação Getulio Vargas (FGV) foi responsável pela seleção, que contou com mais de 22 mil inscritos nos cargos de Especialista Legislativo e Procurador .
O edital vai oferecer 109 vagas efetivas, distribuídas da seguinte forma: 20 para nível médio; 86 para nível superior; e 3 para o cargo de procurador legislativo. Haverá também a constituição de cadastro de reserva para futuras convocações dentro da validade do certame .
Desde o anúncio inicial, feito pelo presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil), em dezembro de 2024, o processo vem se desenvolvendo. A comissão responsável pelo concurso foi oficialmente formada em fevereiro deste ano, com a missão de coordenar todas as etapas até a publicação do edital .
Além disso, já em junho, a Alerj deu início aos procedimentos para contratação da banca organizadora – o próximo passo formal antes da divulgação do edital.

