O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento, conhecida como Will Bank, que integra o conglomerado do Banco Master.
A instituição estava sob Regime Especial de Administração Temporária (Raet) desde a liquidação extrajudicial do Banco Master, em novembro de 2025. Segundo o BC, a decisão foi motivada pelo comprometimento da situação econômico-financeira da Will Financeira e pela incapacidade de honrar suas obrigações, em razão do vínculo de controle exercido pelo banco Master.
Com a medida, as atividades da empresa, responsável pela captação de recursos e concessão de crédito dentro do grupo, são interrompidas. Criado com foco na inclusão financeira, o Will Bank atuava como banco digital voltado principalmente a clientes de renda média e baixa.
O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) ficará responsável por ressarcir os credores, respeitando o limite de até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ. A estimativa é de que a liquidação gere um custo aproximado de R$ 5 bilhões ao fundo.
De acordo com o BC, a liquidação foi inevitável após o fracasso das negociações para a venda da instituição a um investidor estrangeiro. Além disso, na última segunda-feira (19), a Mastercard informou o não pagamento de obrigações pela Will Financeira, o que levou à suspensão da aceitação dos cartões emitidos pelo banco.
O Banco Central informou ainda que seguirá apurando responsabilidades, podendo aplicar sanções administrativas e comunicar as autoridades competentes. Nos termos da lei, os bens dos controladores e ex-administradores ficam indisponíveis.

