A Petrobras obteve nesta 2ª feira (20.out.2025) a licença de operação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para iniciar a perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-059, localizado em águas profundas do Amapá, na região da Margem Equatorial.
A perfuração deve começar imediatamente e tem previsão de duração de 5 meses. O objetivo é coletar informações geológicas e avaliar a viabilidade econômica de petróleo e gás na região. Não haverá produção nessa fase.
Segundo Magda Chambriard, presidente da Petrobras, a licença representa um avanço para o desenvolvimento do país e reforça o compromisso da companhia com a segurança ambiental e técnica.
“Esperamos obter excelentes resultados nessa pesquisa e comprovar a existência de petróleo na porção brasileira dessa nova fronteira energética mundial […] Vamos operar na Margem Equatorial com segurança, responsabilidade e qualidade técnica”
A Petrobras cumpriu todos os requisitos do processo de licenciamento ambiental do Ibama, incluindo a realização, em agosto, de uma avaliação pré-operacional para testar os planos de resposta a emergências.
A empresa reforça seu compromisso com a exploração responsável da Margem Equatorial, destacando a importância da área para a segurança energética do Brasil e para a transição energética. “Nesse processo, a companhia pôde comprovar a robustez de toda a estrutura de proteção ao meio ambiente que estará disponível durante a perfuração em águas profundas do Amapá”, afirmou Magda.
Com informações de Diário do Poder e Agência Brasil

