Com o acionamento da bandeira tarifária vermelha, patamar 2, anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os consumidores podem perceber um impacto na conta de luz. Para ajudar a enfrentar esse cenário, provocado por fatores climáticos que encarecem a geração de energia, as companhias orientam seus clientes sobre como usar a energia de forma mais eficiente, com dicas práticas para reduzir o consumo e evitar surpresas no orçamento.
Pequenas atitudes no dia a dia podem gerar uma grande economia. Segundo Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética, “optar por aparelhos com selo de eficiência A do INMETRO/PROCEL e utilizá-los de maneira adequada, segura e consciente é fundamental para controlar o consumo e os gastos.”
Chuveiro elétrico: lidera o ranking, respondendo por até 35% do consumo mensal das residências. Diminua o tempo no banho e altere para a posição verão sempre que possível.
Geladeira: representa de 25% a 30% da conta. Evite abrir a porta sem necessidade e posicionar a geladeira longe de fontes de calor são ações simples, mas que fazem diferença.
Lâmpadas: a iluminação consome de 15% a 25% da energia. Utilize lâmpadas de LED, que economizam até 85% em relação às incandescentes, e aproveite a luz natural sempre que possível.
Aquecedores e Ar-condicionado: podem representar até 15% da conta. Instalar os aparelhos em um local adequado seguindo orientações do fabricante, colocar o “timer” para desligamento automático, manter portas e janelas fechadas são ações que ajudam a reduzir o consumo.

