A próxima semana começa sob influência de uma nova frente fria, que promete alterar significativamente o panorama climático em diversas regiões do país. O sistema se formou durante o fim da noite de sábado (12), e a madrugada deste domingo (13) próximo à costa sul do Uruguai. Agora, a frente fria avança rapidamente em direção ao território brasileiro, provocando chuvas intensas, instabilidade atmosférica e queda nas temperaturas.
A segunda-feira (14) começa com muita nebulosidade sobre o Sul, Sudeste e boa parte do Centro-Oeste. Ainda durante a madrugada estão sendo previstas chuvas para o interior de São Paulo, sul de Minas Gerais, centro-norte do Mato Grosso e norte de Goiás. Nessas áreas há riscos de chuvas intensas e acompanhadas de descargas elétricas.
Durante a manhã, as chuvas se espalham e perdem intensidade, previsão é de que ocorram em algumas áreas de Minas Gerais e do Mato Grosso. O período da tarde será de preocupação para muitos moradores. As chuvas vão se concentrar nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A probabilidade de chuvas intensas é maior no Vale do Paraíba, em São Paulo e, novamente, na Região Serrana do Rio de Janeiro.
Durante a tarde também são previstas pancadas de chuva para o interior de Goiás e chuvas pontuais para o Mato Grosso, no entanto, serão com menores intensidades e com baixa expectativa de transtornos.
A manhã de terça-feira (15), será com grande possibilidade de chuva sobre o norte de Minas Gerais, centro do Mato Grosso, isso porque haverá resquícios de umidade na atmosfera, que vai ocasionar na formação e manutenção das nuvens de precipitação nessas áreas.
Com informações de R7 e Tempo.com
Foto: Agência Brasil