A ZF funda a Zukunft Ventures GmbH, criada para acelerar a inovação

 

ZF Friedrichshafen: Dr. Stefan Sommer und T. Gollewski plus Logo fŸr neue Gesellschaft am 07.10.2016 im ZF-Forum in Friedrichshafen.
ZF Friedrichshafen: Dr. Stefan Sommer und T. Gollewski plus Logo fŸr neue Gesellschaft am 07.10.2016 im ZF-Forum in Friedrichshafen.

Friedrichshafen.  A ZF fundou a Zukunft Ventures GmbH, sediada em Friedrichshafen (Alemanha),  criada exclusivamente  para investir em empresas de tecnologia. O mais novo negócio da ZF abriu suas portas em setembro de 2016 com a missão de identificar companhias que estão envolvidas no desenvolvimento de tecnologias que podem ser relevantes para a ZF. Para start-ups, em particular, trata-se de uma grande oportunidade para obter capital de investimento adicional. Por outro lado, empresas menores, mas bem estabelecidas, também podem se beneficiar de um parceiro forte como a ZF ao seu lado. Em troca, a ZF terá maior acesso a tecnologias sustentáveis que irá mantê-la um passo à frente da concorrência. 

“A Zukunft Ventures GmbH nos ajudará a preencher as lacunas tecnológicas de forma mais rápida e ingressar em novos segmentos de negócios”, diz o Dr. Stefan Sommer, CEO da ZF Friedrichshafen AG. A ZF já oferece todas as tecnologias necessárias para a condução autônoma em carros de passeio e veículos comerciais. “Para garantir essa posição e trabalhar a longo prazo, precisamos acessar rapidamente tecnologias inovadoras”, acrescenta Sommer.  “A Zukunft Ventures é uma ferramenta rápida e flexível, que permitirá que as empresas mantenham o ritmo da inovação”.

Abordagem equilibrada 
Investir em outras empresas tem sido uma prática comum há muito tempo entre as empresas de capital de risco na indústria. Modelos atuais incluem menores investimentos de um estoque de capital limitado, independentemente do núcleo de negócios do investidor, estratégicos com acordos de exclusividade, ou integração completa. No entanto, com a criação da Zukunft Ventures GmbH, a ZF está seguindo um caminho diferente.  O objetivo é o de seguir uma abordagem equilibrada e flexível, adaptada para inversões específicas. Isso envolve, por exemplo, quantidades maiores de capital, fornecendo o máximo apoio possível para o parceiro de investimento, com foco rigoroso sobre as demandas de mercado. Isso permite que as tecnologias tenham um máximo impacto no mercado e assegura a rápida inovação para ambos os parceiros.

É por isso que a nova companhia da ZF não tem uma quantidade fixa de orçamento. “Podemos ir mais alto quando e se surgir a oportunidade”, acrescenta Torsten Gollewski, diretor  gerente da Zukunft Ventures GmbH. Desde junho de 2016, Gollewski tem encabeçado a Engenharia Avançada e Design da ZF Friedrichshafen AG, e é responsável pela expansão estratégica das áreas de especialização da empresa, o que foi alcançado, em parte, através de aportes financeiros. “Trabalhando desta forma, seguimos nossa estratégia, deixando a responsabilidade empresarial com as respectivas empresas, pois nós não queremos retirá-las do mercado”, afirma  Gollewski.

A Zukunft Ventures não tem restrições tecnológicas nem geográficas. A missão da empresa é investir em tecnologias futuras significativas, com o objetivo de que os negócios existentes inovarão e posteriormente desenvolverão ou irão acelerar os processos disruptivos. “Estamos, portanto, olhando para as empresas em todo o mundo, do Vale do Silício, região da Ásia, Israel bem como Berlim e outros lugares na Europa”, explica Gollewski.

Investimentos em software e sensores 
Recentemente, a ZF tem investido em diversas empresas de tecnologia, incluindo uma quota de 40% da Ibeo situada em Hamburgo. Juntas, a ZF e a Ibeo estão desenvolvendo uma nova geração de sensores LIDAR. A ZF também adquiriu recentemente uma quota de 40% da empresa de software doubleSlash, que já é um fornecedor estratégico da ZF e impulsionará o conhecimento no campo das redes de veículo. Esta operação será agora conduzida pela Zukunft Ventures.

Com esta nova empresa, a ZF reforça sua posição de líder de inovação e expande cada vez mais suas atividades nesta direção.  Além da nova empresa, essas atividades incluem uma rede de investigação e organização de desenvolvimento globalmente conectada, M&A, aferição de tecnologia abrangente em P&D corporativo, bem como diversos laboratórios de inovação.


Comente essa Notcia




Shopping MaisRO