190 digital completa um mês de atendimento no Rio de Janeiro

app19022

 

Aplicativo para atendimento do serviço 190 completa um mês de funcionamento no Rio de Janeiro

Emergência RJ é um canal alternativo ao atendimento emergencial, oferecendo maior conectividade para o cidadão carioca e maior acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e de fala.

O primeiro mês do aplicativo Emergência RJ já beneficiou cerca de sete mil pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Entre as funcionalidades, os usuários destacam a facilidade de criar um chamado sem realizar ligação telefônica, tornando o serviço acessível também aos deficientes auditivos e de fala. O lançamento durante os Jogos Paralímpicos reforça essa acessibilidade e é um legado do evento para o Brasil.

A carioca Isabel Magalhães, usuária do aplicativo, destacou a facilidade do atendimento digital para emergências. “Sou deficiente auditiva, mas não sou muda. Em diversas ocasiões tive medo de ligar, agora ficou mais fácil”.

apppp190O Emergência RJ funciona como aplicativo oficial de segurança do Estado e disponibiliza uma equipe capacitada dentro do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova. Essa equipe é responsável por receber os chamados digitais e efetivar as denúncias, envolvendo o serviço 190. Tendência internacional que une tecnologia e agilidade, o aplicativo permite, com poucos cliques, acionar a polícia militar de forma confiável e gratuita, sem precisar dizer uma única palavra.

Este serviço é uma realização da Secretaria do Estado de Segurança do Rio em parceria com a Startup Nearbee, de Janeiro lançou na terça-feira. O projeto piloto pretende ampliar o atendimento ainda mais, beneficiando em média, 12 milhões de moradores da Região Metropolitana do Rio.

“A tecnologia vem nos permitindo aprimorar o atendimento ao público, oferecendo novos canais e ferramentas de contato. Por meio do aplicativo, criamos um novo vínculo com a população, que tem hoje nos celulares um importante recurso, seja ele para auxílio, informação, trabalho ou diversão”, destacou Edval Novaes, subsecretário de Comando e Controle, da Secretaria de Estado de Segurança.

O aplicativo permite recebimento de informações precisas como localização – por meio do GPS do celular – envio de fotos da ocorrência e áudio automático dos 15 segundos seguintes à criação do chamado. O Emergência RJ já está disponível para download na Apple Store e Google Play, para baixar basta acessar uma das lojas via Smartphone. Após o download, o usuário deve preencher os dados cadastrais e validar uma conta de email ou facebook, permitindo a identificação instantânea em um chamado. A navegação foi desenvolvida para o usuário seguir de forma intuitiva todos os indicadores, facilitando o uso.

“A expectativa do Nearbee é viabilizar uma conexão eficiente entre os cidadãos, o Estado e a Polícia, alinhados ao novo contexto tecnológico em que vivemos”, destaca Felipe Fontes, CEO Nearbee.

 

Sobre Nearbee

Nearbee é uma Startup do segmento de tecnologia que tem como objetivo proporcionar uma solução de segurança mais eficaz, rápida e inteligente. Além de desenvolver o Emergência RJ, lançou recentemente o aplicativo Nearbee e Alfabee, que possibilita a conexão de autoridades locais com pessoas próximas, serviços de proteção, amigos e familiares do usuário, podendo ser alertados em situações emergenciais. Funciona ainda como uma plataforma social para compartilhamento de micro informações locais.

O conceito da Startup surgiu em 2014 na cidade de Campinas – SP, mas teve seu lançamento oficial em abril de 2016. Nesse tempo, venceu premiações como o Desafio Cisco de Inovação Urbana Porto Maravilha, Concurso Rio Apps Cidade Olímpica, Connected Smart Cities como melhor solução para cidades inteligentes do Brasil e Prêmio WSA Mobile Brasil 2016, da ONU.

 


Comente essa Notcia




Shopping MaisRO